18-11-2013
II Cantareira Esportes de Aventura traz para a região do Horto Florestal diversas atividades esporti
  Tendo como palco central o Parque Estadual Alberto ...
Mais »

26-06-2013
Contra a doação do Viveiro de Cotia e do Parque CEMUCAM
Fonte: Avaaz.org A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - S...
Mais »

11-06-2013
Câmara Ambiental do TJ nega pedido de paralisação das obras do Rodoanel Norte

Mais »

24-02-2013
ATIVISTAS DA CANTAREIRA ESTRANHAM O ATRASO DO PAINEL DE INVESTIGAÇÃO DO BID À SÃO PAULO
Após diversas denúncias encaminhadas ao BID, ambientalistas da Cantareira não entendem a demo...
Mais »

Jovens da Floresta lançam a Campanha Eu sou Povo da Floresta Urbana na EMEF Esmeralda Salles Pereira Ramos

100_2021_1.jpgAtravés do Programa VAI, os Jovens da Floresta levam a Campanha Eu sou Povo da Floresta Urbana a mais uma escola associada a RECANTA.

A EMEF Esmeralda Salles Pereira Ramos, localizada no Bairro Tremembé (Zona Norte de SP) recebeu, no dia 10/08, os Jovens da Floresta que lançaram a Campanha Eu sou Povo da Floresta Urbana através da Exposição Um olhar sobre a Cantareira e a palestra "Povos da Floresta" do Jovem da Floresta Leopardo Kaxinawá, que contou um pouco de sua história e da história e cultura da sua tribo.

Contando com a participação de aproximadamente 270 alunos de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, além de professores e funcionários da Instituição, a palestra rica em fotos e mitos contados pelo indígena teve sua conclusão com uma dança tribal.100_2053.jpg

Com o circuito aberto para a discussão, diversas perguntas foram feitas, desde simples curiosidades sobre a forma de viver indígena, até perguntas sobre as condições políticas que cercam as comunidades.

O Programa VAI não é um acontecimento isolado nesta escola, que recebeu o título de Centro de Referência em Tradições Afro-Indígenas além de diversos projetos paralelos que são realizados nesta Instituição.

No dia da palestra, foi remontado um painel criado pelos estudantes com cartazes feitos para o Dia do Índio (15/04), com mensagens e desenhos que vieram somar-se à Exposição "Um Olhar sobre a Cantareira".

Esta escola também possui o Projeto Uh-Batuk-erê desde 2005, onde alunos e ex-alunos formaram um grupo com foco na reafirmação da identidade afro-brasileira e indígena do povo brasileiro, por meio do aprendizado de técnicas de percussão, dança, artesanato, protagonismo juvenil e canto.

 A identidade cultural e artística desta Instituição facilitará a participação de seus alunos no Concurso Jovem da Floresta de 2011.

A RECANTA selecionou algumas perguntas feitas pelos alunos:

  • Leopardo, você acha que a Serra da Cantareira corre o risco de sofrer as mesmas conseqüências de desmatamento que sobre a Floreta Amazônica? (Ketelyn 6ªB)
  • Leopardo, existe guerra entre vocês? (Viviane 6ªB)
  • Leopardo, como esta a questão da reforma agrária para os índios? (Lucas. Leite 8ªB)
  • Leopardo, na floresta vocês tem acesso aos estudos, fazem cursos? E acesso a saúde? (Beatriz 6ªB)

Estas e outras perguntas se destacaram entre os alunos de 6ª e 8ª séries que foram bastante participativos. Valeu turma da Esmeralda!!!

Confira mais fotos!!!