Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Aterro sanitário ameaça área ambiental em São Paulo
Após três anos de discussões, o aterro sanitário paulistano que deve substituir o saturado São João, ambos em São Mateus, na zona leste, ainda divide opiniões. Integrantes da Campanha Mais Vida Menos Lixo vão entrar na Justiça para tentar barrar a constru
IV MAIRIPORÃ ECO-FEST ADVENTURE
Evento que reúne diversas modalidades esportivas relacionadas à aventura e natureza, promovendo passeios e competições na busca pela integração e conscientização da sociedade para a proteção do meio ambiente.  O Eco-Fest mantém seu foco na difusão dos esportes de aventura e na educação ambiental, afim de preservar e recuperar nosso patrimônio natural. Aspira ser um evento que utili...
Audiência Pública Temática
Frente Parlamentar em Defesa da Agua Limpa Realizará Audiência Publica Temática sobre os IMPACTOS SOCIOAMBENTAIS DO RODOANEL EM ARUJÁ.
E. E. Izac Silvério fecha o ciclo de escolas atendidas pelos Jovens da Floresta
Localizada na Vila Albertina, a E.E. Prof. Izac Silverio, nova associada a RECANTA, recebeu no dia 03/11 a palestra
Agenda 21 Zona Norte SP
Mais um crime ambiental na Serra da Cantareira
Mais um crime ambiental na Serra da  Cantareira   No dia 12 de abril, o IDEAS esteve no local onde um caminhão, ainda não identificado pelas  autoridades, despejou 18 galões de resíduos  tóxicos no meio da Cantareira, entre a Av. Sezefredo Fagundes e a Rodovia  Fernão (próximo ao DIB).A Defesa Civil, Sub Jaçanã/Tremembé, Bombeiro, C...