Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Satélite vai monitorar todos os biomas
Com base nos dados, o governo pretende acrescentar ao Plano Nacional de Mudanças Climáticas metas específicas para a redução das derrubadas em cada bioma.
RODOANEL TRECHO NORTE: ATIVISTAS DA CANTAREIRA ESTRANHAM O ATRASO DO PAINEL DE INVESTIGAÇÃO (MICI)
Para os ativistas ambientais, uma obra desta envergadura do trecho Norte do Rodoanel com o maior financiamento da história do BID (2 bilhões de reais) e impactos diretos à Serra da Cantareira à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo
Passeata S.O.S Cantareira neste dia 27/11/10
Neste sábado, 27 de novembro de 2010, no bairro do Tremembé, várias entidades e milhares de cidadãos em defesa da vida realizarão um ato cívico pela Cantareira e por São Paulo.
Desafio de superação para premiação na Fenasan 2011
Com a conquista do prêmio de destaque sustentabilidade em 2010, a B&F Dias ficou com um gostinho de quero mais e com o desafio de superar as ações realizadas no ano passado e conquistar novamente o troféu este ano.
Grande ameaça: Desmatamento legal na Cantareira ( fotos obras Arautos do Evangelho)
Desmatamento legal da Serra da cantareira ( fotos obras Arautos do Evangelho), 1,4 milhão de metros quadrados de área verde
Derrubada da mata atlântica em SP cresce 5 vezes
Derrubada da mata atlântica em SP cresce 5 vezes