Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Expansão Urbana Irregular sobre a Serra da Cantareira
As cidades brasileiras são caracterizadas por uma histórica desigualdade social, econômica e de padrões de urbanização.
Doação de mudas de árvores no Parque Lions Club Tucuruvi
O Parque Lions Clube Tucuruvi está doando mudas de diferentes árvores com o objetivo de conscientizar e incentivar os moradores da região sobre a importância de cultivar árvores.
Artistas realizam manifesto no Teatro Oficina contra o Rodoanel Trecho Norte
É 2ª-feira, 19h, no Teatro Oficina, na Bela Vista
Disque Ambiente - 0800-113560
Criado há mais de 10 anos, a média de atendimentos é de 3 mil ligações por mês. Com a campanha de divulgação realizada durante a Semana do Meio Ambiente (entre os dias 2 a 5 de junho), o número de ligações cresceu 58% na comparação com o mês de maio. Em j
Risco de contaminação dos mananciais do Sistema Cantareira
Denúncia protocolada em audiência com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, pelo representante do setor ambientalista do Subcomitê Juqueri-Cantareira, informou que além dos graves descumprimentos das condicionantes das licenças
SP pode ter legislação florestal própria
SP pode ter legislação florestal própria, diz secretário