Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Encontro promove integração entre membros da Rede Social ZN
Tudo começou com um farto piquenique. Depois uma visita à cachoeira, quando Ivini Ferraz, diretora da Recanta, contou um pouco da história do espaço e da importância de sua preservação. Logo após teve lugar um encontro purificativo, com direito a relaxame
E. E. Izac Silvério fecha o ciclo de escolas atendidas pelos Jovens da Floresta
Localizada na Vila Albertina, a E.E. Prof. Izac Silverio, nova associada a RECANTA, recebeu no dia 03/11 a palestra
II Mairiporã ECOFEST ADVENTURE 2008
É com inestimado prazer que venho a contatá-los para fins de apresentação de nosso promissor projeto para realização do II Mairiporã ECOFEST ADVENTURE 2008Praticantes e entusiastas dos esportes como Bike, Canoagem,Rally a Pé, Arvorismo/Tirolesa, Escalada/Rapel, Jet-Bóia, Moto, Vôo Livre, Ski na Grama, Playofs de Taco,Cavalgada, Atletismo e Dirt Jump.Este mega evento também, tem as atrações mus...
Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis
O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as 5565 cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.Considerando que 85% da população do Brasil é urbana, o debate sobre a qualidade de vid
Abertas as inscrições para os Cursos e Vivências Jovens da Floresta na Cantareira
Abertas as Inscrições para as Bolsas Jovens da Floresta na Cantareira
FÓRUM RODOANEL - Trecho Norte - Pastoral de Fé e Política da Região Brasilândia
O Fórum pretende reunir lideranças da região NOROESTE com o objetivo de somar os esforços de todos e todas que estão empenhados nesta luta em defesa dos moradores ameaçados e do meio ambiente.