Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Ambientalistas apelam ao Congresso dos EUA para bloquear recursos do Rodoanel Norte
Grupo de trabalho da Universidade de Berkeley esteve em São Paulo para documentar irregularidades no projeto previsto sobre a região da Serra da Cantareira
ATIVISTAS DA CANTAREIRA ESTRANHAM O ATRASO DO PAINEL DE INVESTIGAÇÃO DO BID À SÃO PAULO
Após diversas denúncias encaminhadas ao BID, ambientalistas da Cantareira não entendem a demora da vinda do Painel MICI (mecanismo independente de consulta e investigação) a São Paulo, prevista para acontecer em outubro deste ano. Para os ativistas ambie
VAI 2011 seleciona projeto dos Jovens da Floresta da RECANTA
No ano Internacional das Florestas, o grupo Jovens da Floresta através da contemplação do Programa VAI de 2011 irá dar continuidade as suas ações locais e de intercâmbio cultural com Jovens das Florestas de São Paulo e da Amazônia por meio de processos
Nossa São Paulo promove debate sobre mobilidade em Santana
Como parte das comemorações do aniversário de Santana, celebrado dia 26 de julho, o GT Mobilidade do Movimento Nossa São Paulo e o TeatroSilva realizam um debate aberto sobre o tema “Mobilidade Cultural no Ecossistema Urbano”.
RECANTA lança jornada pedagógica “Jovens da Floresta” na ETEC do Parque do Juventude
Dando início a Jornada Pedagógica “Jovens da Floresta”, a Recanta coordenou uma série de atividades na manhã da última sexta-feira, 26, na primeira escola adepta a jornada, a ETEC Parque da Juventude, no Carandiru.
CCA Arte na Rua recebe apresentação de peça teatral para sensibilização de jovens e crianças
O CCA Arte na Rua, que participa na rede através da Jornada Pedagógica Jovens da Floresta, recebeu a primeira atividade da Recanta nesta última sexta, 23. A peça teatral atraiu a atenção de crianças e jovens que passavam o período da tarde no CCA.