Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Encontro dos Fóruns de Agenda 21 e Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável
Encontro dos Fóruns de Agenda 21 e Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável
Moradores da Brasilândia protestam contra lixo e param a Av. Cantídio Sampaio
Antes do nascer do sol, segundo relato dos moradores da favela Clara Nunes, ao lado do lixão, começava o despejo de entulhos e o sono, já interrompido na madrugada pelo barulho dos caminhões, findava.
CPI SOBRE USO DO SOLO NA CANTAREIRA É INSTALADA
Os vereadores instalaram na quinta-feira (12/04) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o uso e a ocupação do solo na Serra da Cantareira.
Moradores em área de manancial de Sto. André praticam educação ambiental através de gincana
Unir diversão e conscientização. Este é o objetivo dos moradores do Parque Miami, em Santo André, ao organizarem a segunda gincana ecológica. Gritos de guerra, mascotes representando a natureza e a coleta de lixo nas ruas foram algumas das tarefas que def
Povos da Floresta Urbana realizarão passeata na Paulista em prol da Cantareira
No momento atual de crise da urbanidade, redes ambientalistas no mundo inteiro tendem a criar elos de cooperação com as florestas e com os povos que nela habitam. Na Serra da Cantareira , a maior floresta urbana do Mundo não poderia ser diferente.
Tempo seco volta a deixar São Paulo em estado de alerta
A Defesa Civil informou que toda a cidade de São Paulo entrou em estado de alerta nesta segunda-feira, 23, pois a umidade relativa do ar está em torno de 20%. Umidade relativa do ar está em torno de 20%; segundo previsão, semana continua sem chuva.