Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Manancial da Cantareira, o maior de São Paulo, opera próximo do limite

Fonte: Agência Brasil

manacial_1.jpgO sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial de água de São Paulo que abastece a Região Metropolitana, está operando próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados dia 11 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 milímetros, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 milímetros.

Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castro e Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, na última quinta-feira (7), com até 80 centímetros acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira (6), a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações. 

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Abertas as inscrições para os Cursos e Vivências Jovens da Floresta na Cantareira
Abertas as Inscrições para as Bolsas Jovens da Floresta na Cantareira
Animais silvestres mortos por obras do Rodoanel
Mais de cem animais silvestres já morreram desde o início das obras de construção do Trecho Sul do Rodoanel em áreas de mata atlântica. Parte era de espécies ameaçadas de extinção. São veados catingueiros, macacos bugios, preguiças de três dedos, lagartos
As florestas estão em seríssimo risco
O juri também concedeu um prêmio especial ao casal José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinado em maio passado no Pará. Eles eram líderes de um assentamento extrativista e combatiam a ação de madeireiros ilegais.
Zonas norte, sul e leste de SP ganham mapeamento de árvores
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras inicia nesta semana a ampliação do Identidade Verde, programa de mapeamento das condições das árvores de São Paulo. Nove regiões da cidade - Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Vila Maria/Vila Guilherme, São Miguel,
Canal Futura oferece palestra no novo Pólo Ecocultural da Zona Norte
Este encontro será conduzido por Vanessa Pipinis, do Canal Futura e terá como convidados membros da Rede Zona Norte e RECANTA, além de educadores que serão convidados a conhecer este espaço.
Segundo Encontro de Educadores e Voluntários da Cantareira
Dia 15 de outubro a Rede de Cooperação da Cantareira promoveu o ll Encontro de Educadores e Voluntários da Cantareira onde lançou a Campanha S.O. S Cantareira.