Estudo de Impacto Ambiental apontou seis possíveis traçados e fechar ruas e desapropriar quase 3 mil imóveis

Fonte: Agência Estado

O Trecho Norte do Rodoanel deve ter uma ligação direta com o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. O Estudo de Impacto Ambiental analisou seis possíveis traçados para a alça e levou em conta a construção do terceiro terminal do aeroporto, que deve ser construído antes da Copa do Mundo de 2014.

Os traçados têm entre três e seis quilômetros de extensão e preveem a desapropriação de 105 a 428 imóveis. O texto afirma ainda que tanto a Prefeitura de Guarulhos quanto a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) foram informadas sobre as propostas, mas o traçado final ainda pode sofrer alterações.

A previsão é de que o trecho fique pronto em 2014. Segundo o estudo, o Trecho Norte terá 44 km. Desses, 6,3 km estão divididos em seis túneis. A via tem orçamento previsto de R$ 5,3 bilhões e terá saídas para as Avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Inajar de Souza.

O mesmo estudo também prevê que "áreas residenciais de médio e alto padrão" na região da Serra da Cantareira serão afetadas por mais ruído, mudança na paisagem e redução das opções de acesso. Por isso, serão desvalorizadas com a construção da nova pista. A obra vai fechar 32 ruas - 26 na região da Serra da Cantareira na capital paulista e em Guarulhos.

O isolamento vai causar "processos de desvalorização imobiliária pela redução das possibilidades de acesso futuro em áreas de expansão urbana situadas ao norte do traçado, acarretada pela ruptura da malha urbana", segundo o documento. A maior parte dos bloqueios de ruas vai ocorrer em áreas de ocupação recente e irregular.

Além disso, está prevista desapropriação de 2.794 imóveis residenciais, industriais e rurais nas duas cidades e em Arujá. A projeção do impacto da obra nos imóveis da região também traça um processo "pontual" de desvalorização nas áreas de médio e alto padrão adjacentes à "faixa de domínio" da pista - a linha de 130 metros de largura que vai receber as faixas de circulação. O motivo são os "impactos ambientais permanentes, como o aumento do nível de ruído e as alterações na paisagem".

O Estudo de Impacto Ambiental ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para que a obra seja autorizada. E outras audiências públicas deverão ser marcadas.


Governo publicou edital de licitação do Rodoanel
As empresas interessadas terão 90 dias para apresentar as solicitações de pré-qualificação
Obra cria 'barreira verde' e desapropria 2.784 imóveis
O trecho norte do Rodoanel prevê desapropriar 2.784 imóveis, 54% mais do que no trecho sul e 160% acima da estimativa no trecho leste. A área atingida, porém, é bem menor que a dos demais.
Nova audiência faz moradores marcarem protesto
Moradores e entidades civis descontentes com o traçado apresentado pelo governo do Estado para o Trecho Norte preparam manifestação na Avenida Paulista. O ato, marcado para o dia 14, às 12h, na frente do vão livre do Masp, ocorre horas antes de audiência
Movimentos sociais e oposição farão audiência pública contra traçado do Trecho Norte do Rodoanel
As lideranças das bancadas desses partidos convidaram representantes dos movimentos sociais da região afetada pelo Trecho Norte do Rodoanel para expor suas preocupações e demandas. O traçado previsto pelo Governo implicará na desapropriação de grande quan
Rodoanel completa um ano sob luz de geradores
Há exatamente um ano em operação, o trecho Sul do Rodoanel, que passa na Região por São Bernardo, Santo André e Mauá, continua a ser iluminado por geradores de energia movidos a óleo diesel. Assim que inaugurado (1º de abril de 2010), o prazo anunciado pe
Passeata do Movimento S.O.S Cantareira reuniu mais de 1000 pessoas
Moradores da Zona Norte de todas as idades reuniram-se na terceira passeata do Movimento S.O.S Cantareira, ao longo de 20 anos de Resistência, em prol da Cantareira.