Estudo de Impacto Ambiental apontou seis possíveis traçados e fechar ruas e desapropriar quase 3 mil imóveis

Fonte: Agência Estado

O Trecho Norte do Rodoanel deve ter uma ligação direta com o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. O Estudo de Impacto Ambiental analisou seis possíveis traçados para a alça e levou em conta a construção do terceiro terminal do aeroporto, que deve ser construído antes da Copa do Mundo de 2014.

Os traçados têm entre três e seis quilômetros de extensão e preveem a desapropriação de 105 a 428 imóveis. O texto afirma ainda que tanto a Prefeitura de Guarulhos quanto a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) foram informadas sobre as propostas, mas o traçado final ainda pode sofrer alterações.

A previsão é de que o trecho fique pronto em 2014. Segundo o estudo, o Trecho Norte terá 44 km. Desses, 6,3 km estão divididos em seis túneis. A via tem orçamento previsto de R$ 5,3 bilhões e terá saídas para as Avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Inajar de Souza.

O mesmo estudo também prevê que "áreas residenciais de médio e alto padrão" na região da Serra da Cantareira serão afetadas por mais ruído, mudança na paisagem e redução das opções de acesso. Por isso, serão desvalorizadas com a construção da nova pista. A obra vai fechar 32 ruas - 26 na região da Serra da Cantareira na capital paulista e em Guarulhos.

O isolamento vai causar "processos de desvalorização imobiliária pela redução das possibilidades de acesso futuro em áreas de expansão urbana situadas ao norte do traçado, acarretada pela ruptura da malha urbana", segundo o documento. A maior parte dos bloqueios de ruas vai ocorrer em áreas de ocupação recente e irregular.

Além disso, está prevista desapropriação de 2.794 imóveis residenciais, industriais e rurais nas duas cidades e em Arujá. A projeção do impacto da obra nos imóveis da região também traça um processo "pontual" de desvalorização nas áreas de médio e alto padrão adjacentes à "faixa de domínio" da pista - a linha de 130 metros de largura que vai receber as faixas de circulação. O motivo são os "impactos ambientais permanentes, como o aumento do nível de ruído e as alterações na paisagem".

O Estudo de Impacto Ambiental ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para que a obra seja autorizada. E outras audiências públicas deverão ser marcadas.


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